Alunos do IFPB desenvolvem projeto para combater o bullying, em JP


bullying
Iniciativa é desenvolvida por alunos do campus de João Pessoa (Foto: Divulgação)




Um projeto desenvolvido por alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, visa combater a prática de bullying através de mensagens de otimismo. Quem circula pelos corredores da instituição certamente já percebeu cartazes com mensagens do tipo: ‘Não seja tão duro consigo’, ‘Você tem seu valor’ e ‘Vai dar tudo certo’.
A iniciativa partiu de Luciano Pereira, concluinte do curso técnico de Eletrotécnica, que foi vítima de bullying há alguns anos atrás. À época, o aluno teve fotos expostas em um aplicativo de mensagens.
O isolamento e a ansiedade despertaram em Luciano a vontade de ajudar pessoas que passavam pelo mesmo problema ou até mesmo evitar outras agressões. O projeto deu certo e, em pouco tempo, saiu do mundo físico para o virtual. Atualmente, a página Empatia IFPB no Instagram tem mais de 1.800 seguidores.
O grupo dedica um tempo para ouvir o outro e auxilia o trabalho dos psicólogos, encaminhando aquelas pessoas que precisam de ajuda profissional.
A psicóloga Vanessa de Souza reconhece que a preocupação com o bem coletivo no espaço escolar é um ato de cuidado com a saúde mental dos estudantes e de toda comunidade. “Estamos vivenciando um cenário de crescimento do número de jovens em situação de adoecimento psíquico. O IFPB-Campus João Pessoa é um espaço de aprendizagens, convivências e também de pressões. Eles me comprovaram que com muito amor é possível desenvolver ações eficientes com uso de pouco tempo e material”.

Projeto pode ser ampliado

O aluno Luciano pretende levar o projeto para outros campi do IFPB por acreditar que uma instituição de ensino não é um lugar onde se aprende somente conteúdos didáticos, mas também sobre respeito ao outro, amor e afetividade. “A gente nasce como uma folha em branco, sem religião, sem ideologias. Acredito que a moral é construída e a empatia tem que ser estimulada na escola para que a sociedade cresça de forma saudável”, finalizou.

O que é bullying?

Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. Os autores das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes a famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário.



FERNANDO COUTINHO NAÇÃORURALISTA.

Postar um comentário

0 Comentários