Bolsonaro lidera menos da metade dos estados que venceu em 2018

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), lidera oito estados brasileiros em intenção de votos para as eleições no mês de outubro, conforme pesquisas estaduais reunidas pelo jornal Metrópoles. Isso é menos da metade dos estados que conseguiu em 2018, quando venceu em 17 estados, ainda no 1º turno.

Na época, o então candidato à presidência do PSL conseguiu vencer em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto no Norte deixou de vencer apenas no estado do Pará.

Por outro lado, todos os estados do Nordeste foram para o lado do petista Fernando Haddad (PT), com exceção do Ceará, que teve a vitória de Ciro Gomes (PDT). Bolsonaro ficou apenas na terceira colocação no estado cearense.

Para 2022, as pesquisas mostram que a realidade do atual Chefe do Executivo Federal é diferente, pois não possui mais o apoio do Sudeste, principal região nas eleições. Tanto São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro – este com empate técnico, mas com vantagem ao ex-presidente Lula (PT) – têm o petista na liderança.

Apesar de Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins não terem suas pesquisas confirmadas e o Amazonas com a maioria a Lula, os estados do Acre e Roraima, todo o Sul e o Centro-Oeste – Mato Grosso teve empate técnico, mas com vantagem a Bolsonaro – foram os únicos onde o presidente liderou.

Assim como o resultado das Eleições 2018, as pesquisas estaduais apontam o Nordeste mais favorável ao candidato petista. Neste ano, até o Ceará tem a maioria para o ex-presidente, seguido por Bolsonaro, em segundo.

MaisPB

Postar um comentário

0 Comentários