Furto de energia: Energisa recupera R$ 8 milhões

 Os furtos de energia, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia, põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

O alerta é da Energisa, que chama atenção dos paraibanos sobre os perigos das ligações irregulares na rede elétrica.

Por isso, a concessionária tem intensificado as ações de combate a furtos. Em apenas quatro meses deste ano (de janeiro a abril), a Energisa, em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, recuperou mais de R$ 8,01 milhões, sendo 2,41 milhões em ICMS.

Foto: Ascom/Energisa

Foto: Ascom/Energisa

Em energia, esse valor corresponde a mais de 9,81 milhões de quilowatt-hora, suficiente para abastecer 46 mil residências por um período de 30 dias. Para se ter uma ideia, 19 municípios, juntos, somam essa quantidade de unidades consumidoras.

Recuperados, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétricas, por parte da Energisa, e em políticas públicas do Governo do Estado, por exemplo.

“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, nós conseguimos realizar melhorias importantes para toda a população. Paralelamente, o Governo também pode fortalecer suas iniciativas sociais em todo o estado. Por outro lado, a prática prejudica todos, especialmente aqueles que não furta energia. Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental nisso, denunciando esses crimes”, alerta o coordenador de Serviços Comerciais da Energisa, Danillo Lélis.

Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na Gisa (opção 15 – “Denúncias de fraude”).

Além das denúncias, cada vez mais frequentes, existe um trabalho de inteligência computacional para identificação de áreas com irregularidades, otimizando o direcionamento das fiscalizações. Ambas as informações ajudam na precisão e velocidade da identificação de irregularidades. Trabalhamos também de maneira colaborativa com Poder Público, atuando em conjunto com as polícias Militar e Civil”, complementa Danillo Lélis.

Condições diferenciadas para regularização

Danillo acrescenta ainda que a empresa está aberta a negociações de débitos após a regularização da ligação de energia.

“Estamos sensíveis a este momento e temos feito todo o possível para que os clientes regularizem sua ligação de energia e coloquem em dia os seus débitos”, explicou.

Para tanto, os clientes podem optar por um dos canais digitais oferecidos pela Energisa. Para negociar pela GISA – (083) 99135-5540, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp, é digitar a opção “6 – Parcelamento”.

Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’.

No APP Energisa On, basta clicar no ícone Parcelamento. Outra facilidade é o pagamento de faturas de energia por Pix, disponível para todos os clientes.


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