Eclipse lunar registrado por astrônomos profissionais e amadores da Paraíba

 


Depois de três anos, os paraibanos tiveram um novo encontro com a chamada “lua de sangue”. O primeiro eclipse total da lua, visível na Paraíba aconteceu entre o fim da noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16). Desta vez, o fenômeno foi observado por meio de telescópios em eventos públicos realizados na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, e em Taperoá, no Cariri. Astrônomos profissionais e amadores registram o evento.

A Associação Paraibana de Astronomia (APA) divulgou registros do fenômeno nestas cidades Na Capital, um grupo de pessoas se reuniu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes para conferir o espetáculo celeste.

O eclipse lunar total é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados, com a Terra entre os outros dois. Durante a fase da totalidade, a Lua ganha uma coloração avermelhada que é popularmente conhecida como ‘Lua de Sangue’. 

O último eclipse lunar total observado da Paraíba aconteceu na madrugada do dia 21 de janeiro de 2019. Depois disso, outros fenômenos foram visíveis no estado, mas nenhum deles chegou a um nível considerado de totalidade, que é quando a lua apresenta uma coloração avermelhada.

 

PB Agora

Postar um comentário

0 Comentários