Patos está prestes a concluir Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Vigilância Ambiental está concluindo o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022.

O LIRAa objetiva identificar locais de infestação de larvas do mosquito transmissor (Aedes aegypti) tanto da dengue, quanto dab Chikungnya, Zica e febre amarela, que são transmitidas através da picada do mosquito, que poderá estar infectado com um dos vírus das diferentes patologias.

Em Patos, o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, informou que o resultado do LIRAa vai apontar quais bairros da cidade apresentam maiores índices de infestação do Aedes, para que as estratégias de trabalho sejam elaboradas em cada território, de acordo com o índice de infestação específico.

De Medeiros lembra que as ações de rotina, através das visitas domiciliares, educação e saúde, e ainda o tratamento focal e tratamento perifocal, vêm sendo intensificadas normalmente. Contudo, ele esclarece que após um período chuvoso é normal que surjam mais casos de notificação da doença.

Caso o LIRAa aponte índices elevados de infestação, esses trabalhos são ainda mais intensificados, inclusive com o Programa Saúde na Escola, com orientação aos alunos, e ainda outras estratégias de combate.

Sobre a utilização do Carro Fumacê, De Medeiros explicou que é preciso a cidade apresentar um determinado de casos notificados da doença, e que a partir dessas notificações o Governo do Estado libere o envio do Carro Fumacê. As notificações devem ser feitas nas unidades de saúde, caso a pessoa apresente suspeita de dengue.

Coordecom

Postar um comentário

0 Comentários