Paraíba vacina mais de 38,6 mil pessoas em dois dias de mobilização contra a covid-19

 A Paraíba soma um total de 38.671 pessoas vacinadas nos dias D contra a covid-19, realizados nesta sexta-feira (1) e sábado (2). A iniciativa, mobilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve o intuito de atualizar o cartão de vacinas de mais de 1,5 milhão de paraibanos que estão com doses da vacina contra o coronavírus em atraso. A maioria dos municípios paraibanos aderiu ao Dia D – ao todo 198 abriram as salas de vacina para a população a partir de 5 anos de idade, até os idosos maiores de 80 anos aptos a tomar a segunda dose de reforço.

O primeiro dia de mobilização contou com 24.637 pessoas vacinadas, já o segundo contabilizou 14.034 vacinados. Entre os municípios que aplicaram mais doses estão: João Pessoa (5.637), Campina Grande (2.206), Sapé (1.013) e Sousa (926). Entre estes números está Maria José Emilío Alves, de 89 anos, que compareceu com a família ao posto de vacinação do Mangabeira Shopping, em João Pessoa, para tomar a segunda dose de reforço. De acordo com ela, é uma questão de segurança manter a vacina em dia. “Eu estou me sentindo bem e protegida, não senti nada nas outras e agora estou ótima”, reforçou a idosa.

A Paraíba figura entre os estados com a maior cobertura vacinal do país, ficando até acima da média nacional em relação à primeira e segunda doses. Para a secretária executiva de Saúde do estado, Renata Nóbrega, o desafio agora é fazer com que a população tome a dose de reforço em tempo oportuno, para que a campanha atinja o objetivo de ampliação de cobertura contra a covid-19.

“Estamos passando por um processo de diminuição das internações e casos do vírus e isso se deve sobretudo ao uso de máscaras e ao aumento no número de vacinados em todo o estado. Temos 78,5% da população total do estado vacinada com duas doses, agora é hora de fortalecer essa proteção com a terceira dose em tempo oportuno. Vale lembrar que com todas as doses em dia, maior será a proteção para o indivíduo e para todos na sociedade”, ressalta.

E foi pensando na proteção coletiva que Maria de Lourdes da Silva foi com o neto Gustavo Henrique se vacinar. Ela conta que foi tomar a dose de reforço e aproveitou o Dia D para trazer o neto ao mesmo local. “Eu me vacinei lá em cima com a minha terceira e já trouxe ele para tomar a segunda dose aqui embaixo, todo mundo no tempo certo. É importante ter saúde para evitar essa doença. Lá em casa é todo mundo vacinado”, comentou.

A SES já distribuiu 9.134.144 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da campanha em janeiro de 2021. Atualmente, podem se vacinar crianças de 05 a 11 e adolescentes de 12 a 17 com duas doses e adultos, maiores de 18 anos com o esquema primário (duas doses) e um reforço. Os idosos acima de 80 anos devem seguir o esquema com uma segunda dose de reforço, a ser aplicada quatro meses após o primeiro reforço.

CLICKPBC




Postar um comentário

0 Comentários