Cuidados simples evitam acidentes com energia

 

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que, em 2021, 1.579 acidentes aconteceram no Brasil por causa de contato da população com a energia elétrica, com 674 mortes. Desse total, 45 acidentes, sendo 39 fatais, ocorreram no ambiente doméstico. Só aqui na Paraíba, foram 16 acidentes com energia elétrica, com 3 mortes. Os números preocupam a Energisa Paraíba, que tem atuado com ações preventivas para evitar que esse cenário se repita no decorrer deste ano.

“Os acidentes elétricos podem causar muitos transtornos e prejuízos – tanto financeiros quanto à saúde das pessoas. Eletricidade requer muito cuidado, portanto, nada de ser negligente ao manusear aparelhos eletrônicos ou entrar em contato com a rede elétrica”, reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa na Paraíba, Heitor Galdino.

É fundamental conhecer as melhores formas de evitar acidentes com eletricidade e colaborar para a redução dessas estatísticas. Por isso, a Energisa separou algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática por toda a família, para evitar acidentes elétricos dentro de casa e na rua. Confira:

– Não sobrecarregue as tomadas

Esqueça aquele velho hábito de ligar muitas extensões e aparelhos em uma única tomada. Essa atitude gera sobrecarga na rede elétrica, o que pode causar desligamento do disjuntor e curtos-circuitos – que são uma das causas mais comuns para os incêndios.

– Cuidado com eletrônicos próximos a regiões molhadas

A água fará com que o aparelho eletrônico sofra uma pane elétrica, que pode gerar descargas em quem estiver próximo. É muito perigoso manter qualquer eletrônico ligado perto de uma área úmida! Portanto, cuidado com pias, tanques, chuveiros e banheiras.

– Atenção com as crianças

A curiosidade infantil pode custar muito caro quando ela envolve tomadas. As crianças não têm noção do perigo que correm ao brincar com pontos de energia, principalmente quando introduzem objetos na tomada.

Uma descarga da rede doméstica pode ser o suficiente para causar problemas sérios à saúde dos pequenos, inclusive com risco de óbito. Tome muito cuidado com as tomadas da sua casa quando houver crianças. Utilize os protetores de tomada e fique sempre atento à movimentação delas.

– Cautela ao trocar a temperatura do chuveiro

Nunca troque a temperatura enquanto o aparelho estiver ligado, principalmente se você já está molhado. Apesar de não ajudar na prevenção, alguns especialistas recomendam que a troca da temperatura seja feita, inclusive, de chinelos e nunca com os pés descalços.

– Cuidado com fios desencapados

Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa. O ideal é sempre fazer a substituição do fio.

– Não “dê uma de eletricista”

Manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos não é algo tão simples. É preciso conhecer as especificações e possuir as ferramentas certas para isso. Se você não possui domínio das técnicas de reparo em redes elétricas e aparelhos, deixe isso para um profissional.

– Cuidado ao trocar lâmpadas

Uma atividade inocente, como trocar uma lâmpada queimada, também pode gerar um choque elétrico. No momento da troca, opte por desligar a chave geral. Caso isso não seja possível, tome muito cuidado. Manuseie a lâmpada apenas pela extremidade do suporte de plástico (ou de porcelana) ou toque apenas no vidro.

– Ligações clandestinas

O furto de energia coloca em risco a segurança da população, podendo provocar não só a queima de equipamentos, mas também curto-circuito, incêndios e choques elétricos, tanto em quem faz a ligação clandestina quanto em quem mora por perto. Por isso, é imprescindível denunciar a prática pelo 0800 083 0196.

– Abalroamento de postes

Com o impacto da batida, pode haver risco de choque elétrico tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades, devido à possibilidade de rompimento de cabos de energia. Por isso, se possível, os ocupantes do veículo envolvido no acidente devem esperar o socorro/atendimento dentro do carro, sem tocar o chão, partes metálicas e cabos, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto de uma colisão carro/poste deve manter distância e acionar imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 083 0196.

MaisPB

Postar um comentário

0 Comentários