Saiba as dicas da Energisa para aproveitar o Carnaval com segurança em casa

 Com o cenário ainda de pandemia devido à Covid-19 e variantes, a maioria das cidades cancelou o Carnaval. Contudo, muitas pessoas já se planejam para celebrar a data em casa ou em pequenos grupos,

É importante estar atento para que o momento de alegria não se transforme em tristeza. Pensando nisso, a Energisa preparou algumas dicas para a população evitar acidentes com a energia elétrica:

Por ser uma festividade muita popular, Heitor Galdino, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, alerta que é necessário redobrar os cuidados com a segurança.

“A recomendação é de atenção. Para curtir os dias de carnaval em casa é preciso tomar cuidado, principalmente com o uso de extensões e com o manuseio de equipamentos elétricos quando estiver molhado. A população precisa redobrar os cuidados e sempre ficar atenta ao uso correto da energia elétrica”, disse.

A festividade brasileira sempre acontece no verão, período mais quente do ano. É comum que a população procure se refrescar em piscinas, chuveiros, e banhos de mangueira. Entretanto, água não combina com energia elétrica.

É primordial ter muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a lugares com água. Esteja atento às seguintes orientações:

Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada ao utilizar equipamentos ligados à energia. A água é um bom condutor de eletricidade;

Atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;

Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes;

Cuidado ao utilizar aparelhos celulares carregando. Confira se o carregador é certificado, e procure não mexer no aparelho quando estiver carregando.

Evitar abrir geladeira e freezer de pés descalços. Procure usar calçados de borracha para manusear aparelhos ligados na tomada.

O coordenador de Saúde e Segurança destaca que além das dicas mencionadas, é necessário ficar atento ao que fazer caso aconteça algum acidente com energia elétrica.

“Se alguém estiver tomando choque, vá até o disjuntor do quadro geral e desligue a energia. Nunca toque na pessoa diretamente ou com outro objeto, pois você também poderá levar uma descarga elétrica. E em seguida, ligue para o socorro médico para que avalie a pessoa que se acidentou”, informou.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Em caso de choques elétricos, ligue para o 192, telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou para o 193, número de contato do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.

Atendimento

Para facilitar o contato dos clientes com a concessionária, a Energisa disponibiliza três canais digitais com atendimento 24 horas. Pelo aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa, ou na agência digital os clientes podem solicitar os principais serviços oferecidos pela concessionária como mudança de titularidade, pedido de religação, informar falta de energia, parcelamento de débitos, pedido de ligação nova e segunda via. De forma prática e segura.

Em virtude dos decretos estaduais/municipais sobre o carnaval deste ano, as empresas de energia elétrica do país tomaram medidas para o funcionamento das agências, diferente dos anos anteriores.

Veja como será o funcionamento das agências de atendimento, no período de Carnaval:

• Se a cidade decretar feriado ou o ponto facultativo: as agências fecharão no dia 01/03.

• Se o feriado ou ponto facultativo foi suspenso no município: as agências funcionarão normalmente nos dias 28/02, 01/03 e 02/03.


PARAIBA ONLINE COM ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários