População participa de ‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19 em João Pessoa

 

Foto: Kleide Teixeira/Secom/JP

O drive-thru do Mangabeira Shopping foi um dos pontos neste sábado (19) do ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19.

Além deste local, onde a imunização segue até as 16h, a Prefeitura de João Pessoa disponibilizou Unidades de Saúde Família (USF) nos cinco Distritos Sanitários da Capital.

O motorista de caminhão Ivan de Albuquerque, que estava com a terceira dose da vacina atrasada há dois meses, aproveitou o ‘Dia D’ para se vacinar.

Ao lado da esposa, que também recebeu o reforço da Pfizer, ele comemorou a oportunidade de se imunizar e explicou o motivo de não ter tomado a vacina na data correta.

“Estava viajado demais. Cheguei de São Paulo e vim tomar logo e ficar sossegado. É uma felicidade imensa. A vacina chegou para salvar a gente. Foi bom demais. Dá mais uma tranquilidade”, disse Ivan de Albuquerque.

Crianças – Além dos pontos com a dose de reforço contra a Covid, outros três locais receberam também a vacinação para as crianças de 5 até 11 anos com ou sem comorbidade. No Unipê a vacinação vai até 16h.

O metalúrgico Borborema Cazé levou a filha Maria Giovanna, de 9 anos, para tomar a vacina no Unipê. “Primeiramente confiar em Deus e segundo na ciência para estar nesse momento aqui e agora. Diante de tanta gente doente no hospital, esperamos ter um pouco de alívio”, afirmou.

Já a filha de Borborema Cazé afirmou estar mais aliviada com a imunização. “Não doeu o meu braço e estou muito feliz por tomar a vacina. Já estava esperando faz um tempo. Agora vou poder brincar com meus amiguinhos da escola mais tranquila”, comentou Maria Giovanna.

Quem pode tomar a vacina? – Pode tomar a dose de reforço pessoas com idade a partir de 18 anos (120 dias após a segunda dose ou dose única), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias). Para este sábado (19), não será necessário realizar agendamento.

Para tomar a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.

No caso dos trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser Carteira de Trabalho, contracheque ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local a fins de comprovação.

Já para as crianças é preciso apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidades ou deficiência também precisam apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença.


PARAIBA ONLINE COM SECOM-JP

Postar um comentário

0 Comentários