PB vai realizar o primeiro Dia C de vacinação infantil contra a covid-19

 

Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover, nesta quarta-feira (16), o primeiro Dia C de vacinação infantil contra covid-19. O objetivo é ampliar a oferta da vacina e oportunizar o acesso da vacinação à população com idade de 05 a 11 anos. A mobilização ocorrerá em todo estado e o engajamento das famílias é muito importante para proteger as crianças.

Em João Pessoa, não será necessário agendamento. Na capital, a ação vai das 8h às 11h nas unidades de saúde; das 8h às 15h, no Centro Municipal de Imunizações; das 8h às 12h, no Santuário Mãe Rainha, Unipê, Funad e IFPB, e das 9h às 22h no Mangabeira Shopping, para pedestres, onde acontecerá a abertura oficial. No município de Sousa, o Dia C acontece em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h.

Campina Grande vai oferecer a vacina por meio de agendamento, exceto para os alunos que serão vacinados nas escolas. A mobilização vai acontecer pela manhã e à tarde no Parque da Criança e Parque da Liberdade. No período da manhã, das 9h às 12h, haverá vacinação na UBS Galante, UBS Crisóstomo Lucena, Centro de Saúde São José da Mata, UBS Padre Hachid Ilo Bezerra, Escola Manoel da Costa Cirne, Escola Alice Gaudêncio e Escola Integrada do Monte Santo. O CER Bodocongó também terá um ponto de vacinação das 14h às 17h.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, reforça a importância da vacinação das crianças. “Com o crescimento do número de casos, nos preocupa a vulnerabilidade das nossas crianças. Além das medidas preventivas já conhecidas, a vacina é um método seguro e cientificamente comprovado para proteger contra as formas graves e agudas da doença, prevenindo as crianças de complicações como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e óbitos”, observou. O secretário também destaca a necessidade de que os adultos recebam a dose de reforço, que deve ser administrada quatro meses após a conclusão do esquema principal. “Precisamos lembrar que todos devem estar protegidos, trata-se de uma responsabilidade consigo mesmo e com o próximo”, alertou.

As crianças com 5 anos de idade ou imunossuprimidas podem receber apenas a vacina pediátrica produzida pela Pfizer. A partir dos 6 anos de idade até os 11, também pode ser administrada a dose pediátrica da Coronavac. Até a manhã desta terça-feira (15), a Paraíba já distribuiu 211.575 doses de vacina infantil para os 223 municípios, o suficiente para a cobertura de 54% da população alvo na Paraíba. Até o momento, foram aplicadas 45.275 doses em crianças com idade de 5 a 11 anos, o que corresponde a 13,12% da população estimada desta faixa etária no estado. Todos os municípios estão abastecidos para atender o público no Dia C de vacinação infantil.

MaisPB

Postar um comentário

0 Comentários