Vitiligo: Saiba mais sobre doença que afeta participante do BBB 22

 

Foto reprodução/TV Itararé

Foto: reprodução/TV Itararé

O médico Antônio Henriques falou, em entrevista concedida à Rádio Caturité FM neste sábado (22), sobre a doença vitiligo, que é caracterizada pela despigmentação da pele afetando qualquer área do corpo.

Por causa da doença, aparecem no corpo manchas esbranquiçadas nas mãos, pés, joelhos, rosto e cabelo.

“As lesões se formam devido à diminuição ou à ausência de uma célula chamada melanócito, que é responsável pela formação da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e à íris de nossos olhos. As causas da doença não são claramente estabelecidas, mas as alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença”, disse.

O vitiligo é uma doença autoimune, porém não é contagiosa. No entanto, impacta emocionalmente os pacientes porque lutam contra o preconceito diariamente e porque a doença não tem cura.

Foto: Reprodução/Rede Globo

Foto: Reprodução/Rede Globo

A doença tem ganhado visibilidade no Brasil por causa da participante do BBB 22 Natália Deodato, que foi diagnosticada com o vitiligo aos 9 anos de idade.

Outro exemplo é o artista conhecido mundialmente Michael Jackson, que também foi diagnosticado com a patologia em 1993.

O médico aconselha que pessoas que têm parentes com vitiligo procurem um dermatologista para fazer exames e acompanhamento, pois o fator genético influencia para o aparecimento da doença.

Outro fator para o desenvolvimento do vitiligo são pessoas que têm tireoidite de Hashimoto, que é uma doença autoimune que ataca a tireoide.


PARAIBA ONLINE

Postar um comentário

0 Comentários