Médica: “Tenho visto pacientes internados arrependidos”

 

Foto: Reprodução/CNN Brasil

Foto: Reprodução/CNN Brasil

Chamo a atenção do internauta para a entrevista publicada no jornal O Globo com a intensivista e cardiologista Ludhmila Hajjar, que se tornou uma das médicas mais experientes no tratamento da Covid-19 no país. 

Ela já publicou 31 artigos científicos em revistas internacionais sobre a infecção e já atendeu mais de mil infectados em todos os estágios da doença.

“Ressalto que estamos lidando com um vírus novo, altamente mutagênico, que pode ainda nos trazer surpresas. O da gripe, além de bastante conhecido, muda muito mais lentamente. Essa incerteza reforça ainda mais a importância da vacinação”.

(entre o paciente infectado pela Ômicron que foi vacinado e o não imunizado ou com ciclo incompleto) “Brutal. As UTIs estão atualmente só com casos de Covid entre os não vacinados. Os imunizados dificilmente passam do atendimento ambulatorial”.

“Como intensivista, tenho visto cada vez mais pacientes internados arrependidos de não terem sido vacinados. Eles chegam com a forma grave da doença, se arrependem, porém, já é tarde”. 

“Pelo ritmo que estamos vendo, em uma semana os sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil. O número de infecções aumentará mais ainda nos ambulatórios e provavelmente faltarão mais profissionais da saúde no combate”.

“A maioria dos médicos e enfermeiros foi imunizada com duas doses da CoronaVac e reforço da Pfizer. A CoronaVac foi importantíssima no início, frente à inexistência de outras. Mas ela não protege como as outras em relação a novas variantes”. 

“As pessoas devem seguir as orientações do produto e, claro, os profissionais da saúde devem orientar sempre que for necessário”. 

“Nesse momento, com o número de infectados em ascensão, com o surgimento de novas variantes, ainda com desigualdade na aplicação das vacinas, eu sou contra abolir o uso de máscaras, medida simples, disponível e efetiva contra a Covid-19”.

*Fonte jornal O Globo e citação coluna Aparte, com Arimatéa Souza


PARAIBA ONLINE

Postar um comentário

0 Comentários