Inadimplência em João Pessoa cai 17% em 2018, diz estudo da CDL

(Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Quase 80 mil pessoas encerraram 2018 inadimplentes em João Pessoa, mas o número mostra um recuo no número de negativados, é o que mostra o estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital.  A queda representa uma diminuição de 17,10% no índice.
Animador, o número pode indicar um fortalecimento na economia pessoense.  De acordo com o presidente da CDL em João Pessoa, Nivaldo Vilar, a expectativa é que, com dívidas em dia, os clientes consumam mais em 2019.
“É um número muito positivo para o mercado de João Pessoa e esperamos ainda mais pessoas fazendo compras”,  explicou ao Portal MaisPB.
A pesquisa reflete os resultados de um estudo nacional feito pela entidade, onde mostra que o brasileiro reduziu os gastos, se organizou melhor e comprou dentro do orçamento estipulado.
Após se tornar adimplente, o planejamento financeiro é fundamental para evitar dívidas. De acordo com Nivaldo, é comum que após quitar os débitos, muitos compradores voltem a ser negativados em menos de 90 dias.
O cartão de crédito deve ser usado com cautela para não se tornar o vilão no orçamento familiar. Para ele, a moeda digital pode ser perigosa.  “Ele (cartão de crédito) é uma bola de neve, o juros está em média 300% ao ano, o consumidor precisa ter muito cuidado”, alerta.
O empresário explica que a saída é estabelecer um limite de gastos de acordo com o salário recebido e cumpri-lo rigorosamente.
Em 2018 o índice de inadimplência, em João Pessoa, diminuiu 17,10% ficando 78.986 pessoas negativadas no ano que passou, e acompanhando o índice de queda, 9,32% dos pessoenses conseguiram resgatar o débito ficando adimplentes novamente.
Caroline Queiroz e Albemar Santos – MaisPB

Postar um comentário

0 Comentários