Prefeitura de CG prorroga prazo para cadastramento de carroceiros e chipagem de animais

Foto: Divulgação/ Codecom PMCG
A Prefeitura Municipal de Campina Grande vai estender a nova fase de cadastramento de carroceiros e chipagem de animais até o final de de dezembro. O prazo inicial terminaria no último dia 30 de novembro, mas foi prorrogado para garantir que todos os donos de Veículos de Tração Animal (VTA) façam o cadastramento.

Além da chipagem dos burros, cavalos e jumentos, também está sendo feito o emplacamento das carroças e o cadastramento de carroceiros em programas sociais. Esse procedimento é obrigatório para que os carroceiros possam continuar circulando pelas ruas da cidade. Eles precisam levar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.

No local, os donos dos animais fazem um cadastro junto à Secretaria de Assistência Social (Semas), para que possam ser incluídos em programas sociais e encaminhados para bancos de dados de informações de empregos, a fim de que sejam inseridos no mercado de trabalho. O objetivo é cumprir o que está disposto no Plano de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal em Campina Grande, que prevê a extinção das carroças de burro até 2022 na cidade.

O trabalho começou em 2016, quando mais de 600 animais foram chipados e mais de 600 carroças emplacadas. O projeto é pioneiro no país. Os chips incluídos nos bichos contêm informações sobre os seus proprietários. Esses chips ajudam na identificação dos donos em caso de maus tratos, abandono ou acidente envolvendo o animal, facilitando a responsabilização do dono e aumentando a rede de proteção desses animais.

Os técnicos da Secretaria de Saúde também aproveitam a oportunidade para aplicar medicamentos contra vermes e vacinas contra raiva, influenza equina, tétano e encefalomielite. Os carroceiros também são orientados a destinar um dia de descanso para o animal na semana e também podem se responsabilizados se forem flagrados transportando sobrecarga na carroceria. Os agentes de trânsito também coíbem a circulação em algumas ruas centrais.






Codecom PMCG 

Postar um comentário

0 Comentários