Trânsito da Paraíba tem esquema especial durante provas do Enem 2018

Trânsito tem esquema especial neste domingo (Foto: Walla Santos)
Para garantir a fluidez do trânsito e permitir que os estudantes cheguem aos locais de prova com tranquilidade, a Superintendencia Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP),  montaram um esquema especial para atender os candidatos que forem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 4 e 11 de novembro. 
O objetivo é evitar transtornos nos corredores e vias próximas aos colégios onde será realizado o Enem, bem como proporcionar um acesso tranquilo dos candidatos aos locais de prova. 
A Semob-JP vai disponibilizar 40 agentes de mobilidade para monitorar e orientar o trânsito no entorno das escolas e instituições. Já o transporte coletivo terá um reforço em algumas linhas operando com quadro de sábado no turno da manhã, realizando ainda duas viagens extras entre 9h e 10h30. 
O superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo, recomenda que os pais dos candidatos retirem o veículo do local de provas logo após o desembarque dos alunos, evitando a formação de filas. “Para evitar transtornos, o candidato tem que sair de casa com bastante antecedência, pois o tráfego próximo aos colégios fica com uma maior demanda de veículos”, frisou. 
Ciclofaixa – Nos dias 4 e 11 de novembro, a Ciclofaixa de Lazer, que vai do Busto de Tamandaré ao Parque da Lagoa será suspensa, com o objetivo melhorar a fluidez do tráfego, contribuindo com a circulação de quem vai prestar exames.  A Semob-JP lembra ainda que, aos domingos e feriados, as faixas exclusivas para ônibus são liberadas para tráfego dos demais veículos. 
Ônibus - Confira as linhas que serão reforçadas: 
Consórcio Navegantes - Bairro das Indústrias (104), Paratibe (118), Geisel/Epitácio (502), Alto do Mateus/ Acesso Oeste (701), Valentina/ Cruz das Armas (1519), Valentina/ Epitácio (5120), Grotão/ Colinas do Sul (101A), Colinas do Sul (116), Circular (1510), Colinas/ Rangel/Epitácio (2501), Circular (5110), Colinas/ Epitácio/ Rangel (5201), Jaguaribe (003), Altiplano (401), Cabo Branco (507), Mandacaru (504), Bairro dos Estados (506).
Consórcio Unitrans - Ceasa (201), Mangabeira/Pedro II (301), Mangabeira/ Cidade Verde (302), Mangabeira/ Pedro II (303), Tambaú/Tamandaré (510), Tambaú/Rui Carneiro (511), Bessa (601), Mangabeira/ Rangel/ Pedro II (2303), Cidade Verde/ Rangel/ Epitácio (2509), Mangabeira (2514), Mangabeira/ Pedro II/ Rangel (3203), Cidade Verde/ Epitácio/ Rangel (5209), Bessa (603), Mangabeira (2515), Cidade Verde (3507), Cidade Verde (5307). 
As linhas Castelo Branco/Epitácio (517) e Castelo Branco/Pedro II (304) deverão operar durante o turno da manhã com quadro de dias úteis.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, STTP, já tem pronto plano de mobilidade urbana durante a realização das provas do ENEN 2018, que se iniciam neste domingo, 04 de novembro.
Conforme planejamento operacional serão disponibilizadas equipes de agentes no período de realização das provas, nos principais polos geradores de tráfego das vias da cidade, e o sistema de transporte público de passageiros circulará, nos domingos 04 e 11, com a frota utilizada durante os dias úteis.
A operação terá início sempre a partir das 11h, objetivando facilitar o fluxo de veículos que será intensificado pelo deslocamento dos participantes do Enem. A STTP alerta que para evitar quaisquer transtorno de última hora, os condutores de veículos iniciem seu trajeto com antecedência, e procurem rotas alternativas para os locais de provas. 
Transporte Coletivo - Todos os ônibus funcionarão com a frota completa no horário compreendido entre 10:00 às 13hs, e das 16:30 às 18h30hs, com a supervisão de equipes de fiscais de transporte. 
As ordens de serviços já foram encaminhadas para as empresas dos consórcios Santa Maria e Santa Verônica, e o Terminal de Integração também funcionará normalmente, inclusive com a presença de fiscais de transportes, que poderá dirimir quaisquer dúvidas de usuários. 
Para o pleno atendimento, a STTP garante que esse quadro de horário é suficiente e atenderá o deslocamento de passageiros nos dias de prova. As linhas sazonais que não operam em sábados e/ou domingos devem manter, no mínimo,um veiculo para atender a demanda dos horários especificados nas ordens de serviços. 
Para evitar problemas no deslocamento, a STTP alerta que os estudantes devem ficar atentos aos itinerários das respectivas linhas de seus bairros, utilizando a ferramenta de internet do Google Trânsit, acessando pelo próprio celular, e visualizando a rota a partir das opções de transporte público. 
O Google Transit é um serviço do Google Maps que oferece às pessoas informações do transporte público. O serviço em Campina Grande é possível graças aos dados disponibilizados pela STTP, que desenvolveu um sistema de informação ao passageiro do transporte público por ônibus. 
Trânsito - Os agentes de trânsito estarão monitorando as principais rotatórias da cidade, e locais que possam gerar conflito, a exemplo da UFCG, UEPB, Mauricio de Nassau,  Facisa, e Unesc, além de colégios onde haverá provas, a exemplo do estadual da Prata, com o posicionamento de  agentes de trânsito para monitorar todo o trânsito naqueles locais. 
Para informações adicionais, os usuários podem ligar para a central de atendimento no número 3341.1517.

Clickpb

Postar um comentário

0 Comentários