Alunos da Rede Municipal de João Pessoa participam do Campeonato Latinoamericano de Robótica

Cerca de 150 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa irão participar, a partir desta terça-feira (6), do ‘Campeonato Latinoamericano de Robótica’. A competição acontece até o próximo sábado (10), no Centro de Convenções de João Pessoa, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
As 18 equipes da Rede Municipal irão disputar nas categorias Dança nível 1 e 2, Nacional de Robótica, Resgate nível 1 e 2, Futebol e Maze. As equipes vencedoras nas categorias Dança nível 2, Resgate nível 2 e Futebol se classificam para disputar a RoboCup 2019, em Sydney, Austrália.
As equipes da rede municipal de João Pessoa irão utilizar a tecnologia Arduino, um hardware diferenciado que irá proporcionar um melhor desempenho nas participações em campeonatos. Um investimento feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em mais de meio milhão de reais em novos kits de robótica para as escolas.
No ano passado, por exemplo, em Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos participaram pela primeira vez de uma competição e conquistaram a terceira posição. Para a coordenadora da Róbotica Educacional da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-PB), Sineide Andrade, a expectativa é de mais conquistas. “Há dois meses que esses garotos estão treinando de domingo a domingo, incansavelmente. Quando eles começam a ensaiar e a estudar toda parte de programação não têm hora para terminarem. Estamos bastante confiantes”, disse a coordenadora.
Durante as competições, as equipes precisam fazer ajustes nos equipamentos, até mesmo durante o descanso na concentração. Com isso, os alunos da Sedec, que irão competir, ficarão alojados no espaço cedido pela Associação Paraibana do Ministério Público, a Granja dos Promotores, no bairro de Água Fria.
Conquistas – em 2013, alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’.
Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’, com uma equipe formada por estudantes pessoenses, dos Estados Unidos e da Áustria.
Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’.
Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latino-americano de Robótica (Larc), em Recife.
Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segundo, terceiro e quarta colocação.
Secom-JP 

Postar um comentário

0 Comentários