Artista plástica espanhola expõe na Funesc a partir desta quinta-feira


A artista plástica espanhola Pilar Roca abrirá, nesta quinta-feira dia 20, a partir das 19h, a exposição 'Exílios e migrações, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. As obras da artista poderão ser vistas no Espaço Expositivo Alice Vinagre, até o dia 28 de outubro. A entrada é gratuita. Pilar fala a respeito de seu relacionamento íntimo com a arte e destaca a necessidade de simplificação dos suportes e materiais, o que permitiria, conforme ela, uma relação imediata, rápida e profunda. 
"A escolha de papel cartolina e esferográfica ou caneta gel me permitiu entrar nos meandros das formas e dos segredos do movimento da luz sem ter que trafegar com o peso nem a excessiva cobrança do preparo de outros suportes envolvendo cavalete, tela e pincéis próprios de, por exemplo, o óleo", disse a artista. 
Através dos traços e rabiscos os seus desenhos buscam traduzir em imagens estados anímicos. "Os desenhos são dependentes entre si. Talvez sejam fotos, instantâneas de eventos que nos falam e nos tocam antes de se dissolverem como fantasmas nos iludindo ao fazer-nos acreditar que nunca existiram? Talvez, sim", filosofa Pilar. 
Pilar Roca - Nascida na Espanha, reside na Paraíba desde 1999. Formada em Filologia Hispânica pela Universidade Autônoma de Madrid e professora de Letras na UFPB, concilia seus trabalhos acadêmicos com exposições sazonais (tanto individuais quanto coletivas). Dentre as exposições individuais, o primeiro contato com o público foi em 2004, no Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras – CCHLA - da UFPB. 
Em 2009, na Casa das Crianças com Câncer, apresentou uma exposição de desenhos em forma de banners acompanhada de uma projeção na qual as imagens expostas giravam 360 graus. Também realizou uma exposição individual na Estação Ciência (2010) e na Energisa (2015). Em 2016 colaborou com uma coletânea de desenhos em uma exposição coletiva na Usina Cultural Energisa. 
Assessoria 

Postar um comentário

0 Comentários