Após polêmica, Câmara de João Pessoa aprova gratificação para Agentes de Saúde


A polêmica começou nesta terça-feira (18) com a chegada da mensagem do prefeito Luciano Cartaxo (PV) concedendo a gratificação de R$ 210 para os Agentes de Saúde municipais e a matéria foi aprovada nesta quarta-feira (19) por unanimidade. A oposição reclamou que a categoria já batalhava há muito tempo por isso e só agora foi dada a gratificação e situação afirmou que o prefeito trabalha na valorização da categoria. A presidente do sindicato disse que a luta continua por reajuste e outra gratificação vinda do Governo Federal.
O líder da oposição, Leo Bezerra (PSB) falou que o prefeito quis se aproveitar da situação e afirmou que o projeto se arrasta desde o início da legislatura. Ele afirmou que apesar de conceder a gratificação - apontando que é a obrigação do gestor e não favor - ainda falta protetor solar e até fardamento para a categoria. "Aqui é uma conquista da categoria e não um benefício que o prefeito vem dando", afirmou.
Por outro lado, o líder do prefeito, Milanez Neto (PTB), disse que o governo municipal vem valorizando a categoria, com a efetivação, seis horas corridas, Pmaq e PQAVS, além do retorno desta gratificação de R$ 210. Ele criticou que colegas estariam querendo fazer política em cima de assuntos extremamente importantes e lembrou que em outras gestões a categoria já chegou a ser escoltada pela polícia para fora da Câmara.
A presidente do sindicato de agentes de endemias, Célia Marques, agradeceu aos vereadores que estiveram do lado da categoria e afirmou que a gratificação foi fruto de luta. "Só ganha se lutar, não vem nada da gestão dizendo que vai dar porque a categoria merece", disse.
Célia explicou que a gratificação já existia e havia sido retirada e destacou que a categoria não vai mais insistir em questões como protetor solar e fardamento. "Não vamos brigar mais, vai terminar o mandato do prefeito sem receber, não vamos mais tocar no assunto. Perdemos as esperanças", disse, porém, lembrou que existem outras gratificações como a PQAVS (já citada por Milanez) que chegou do Governo Federal para ser paga no final de setembro. Tem também o 14° salário e o reajuste salarial", finalizou.
 paraiba.com.br

Postar um comentário

0 Comentários