quarta-feira, 2 de maio de 2018

Como pareceria a terra caso todo o gelo derretesse

 O nosso planeta é composto por diversas coisas importantes para a manutenção da vida. Árvores, água na sua forma líquida e, é claro, as geleiras. Também denominadas como glaciares, elas são formadas pelo acúmulo de neve em um determinado lugar. O processo para a formação de uma geleira pode levar até 30 mil anos para se concretizar.
Para que uma geleira seja formada, é necessário que o acúmulo dessa neve seja superior ao processo de degelo. As principais geleiras do nosso planeta se localizam nos pólos, onde a temperatura fica negativa a maior parte do ano. Essas geleiras possuem grande importância para o planeta, pois é nelas que se concentram 70% da água doce do mundo.
Sendo assim, você já imaginou o que aconteceria caso elas um dia derretessem por completo? Buscamos um pouco sobre isso e trouxemos o resultado. Encontramos uma imagem que mostra como seria o nosso planeta após todo o gelo ter derretido e ecoado para o oceano.
Caso isso ocorresse, o nível do mar seria elevado em até 65 metros. Os continentes sofreriam mudanças terríveis. Com a quantidade de gelo no planeta, que é equivalente a 20 milhões de metros cúbicos, estima-se que levaria pelo menos 5 mil anos para toda a camada derreter. Se ficou curioso, confira conosco a seguir o que aconteceria com os continentes.

Globo completo

1 - América do Sul

As bacias do rio Amazonas entre o norte do Brasil e o Sul do Paraguai seriam transformadas em braços do Atlântico. Resistiriam áreas montanhosas no litoral do Caribe e na América Central.

2 - América do Norte

Toda a costa atlântica desapareceria por completo, assim como a Flórida e o litoral do golfo do México. As colinas de San Francisco, na Califórnia, tornariam-se um grupo de ilhas. Além disso, a própria cidade de San Diego ficaria debaixo d"água.

3 - África

A África seria a que menos perderia território caso o nível do mar subisse tanto. No entanto, o aumento da temperatura global poderia tornar grande parte do continente inabitável.

4 - Europa

Londres se tornaria uma lembrança do passado. Veneza ficaria no fundo do novo mar. Os demais países baixos ficariam assim, no mesmo nível, caso acontecesse isso.

5 - Ásia

Uma grane área da China ficaria inundada, assim como Bangladesh e grande parte da Índia. Algumas montanhas no Camboja ficariam ilhadas.

6 - Oceania

A Austrália teria um novo mar interior, mas perderia a estreita faixa litorânea, onde vivem diversos australianos.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que os eu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.
POSTADO POR FERNANDO COUTINHO - NAÇÃORURALISTA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário