Dia Nacional da Caatinga é comemorado por laboratório da UFCG em Sumé

Dia 28 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Caatinga. O Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande comemora esta data e em prol deste Bioma, considerado como exclusivamente brasileiro, está realizando trabalhos comprometidos com a sua conservação.
 
"A Caatinga vem sendo reconhecida pelo sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente na riqueza cultural dos atores sociais da região onde a Caatinga se apresenta. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que sabiamente adormece nos longos períodos de estiagem", destaca a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Vieira de Lacerda.
 
"Por seu aspecto seco na maior parte do ano, a Caatinga é percebida por alguns como pobre, hostil e espinhenta, mas para os olhos de quem a vêem além da aparência é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis", disse a professora.
 
O Laboratório e o Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas/CDSA/UFCG vem trabalhando fortemente para contribuir para a construção de um novo paradigma científico-tecnológico para o desenvolvimento sustentável dessa região, implementando ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a definição das potencialidades econômicas do Bioma Caatinga, considerando suas características naturais e seus processos produtivos.
 
Segundo a professora Alecksandra Lacerda, neste Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), ressalta-se que "diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade".
POSTADO POR FERNANDO COUTINHO
NAÇÃORURALISTARADIOJORNAL.COM.BR

Postar um comentário

0 Comentários