quinta-feira, 30 de março de 2017

Ciclo do Orçamento Democrático 2017 será lançado nesta sexta-feira

O governador Ricardo Coutinho irá lançar nesta sexta-feira (31), o calendário do ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – 2017, que chega neste ano a sua sétima edição. O evento irá ocorrer a partir das 9h, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Neste ciclo 2017 serão realizadas 17 audiências públicas que acontecerão em município da Paraíba. O governador, secretariado e toda a equipe de assessores, percorrerão as 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a participação da população dos 223 municípios paraibanos. Ao longo desses anos, mais de 200 mil pessoas já participaram das audiências realizadas.
 
Os municípios de Assunção e Sumé, no Cariri paraibano, irão receber plenárias. As outras cidades são Cajazeiras, Pombal, Itaporanga, Princesa Isabel, Solânea, Esperança, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Cuité, Guarabira, Mamanguape, Itabaiana e Queimadas.
 
De acordo com o governo, o Orçamento Democrático Estadual mais uma vez intermediará a voz da população com as ações governamentais, oportunizando e promovendo o diálogo social, com foco também na prestação de contas das ações realizadas ao longo do ciclo anterior em cada região.
 
Em cada audiência a população terá a oportunidade de eleger até três prioridades de investimentos para a região e ainda reivindicar, reclamar, elogiar e apontar ações que poderão ser implantadas e/ou reformuladas para a melhoria da qualidade e da prestação dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado em cada região. Será um momento de diálogo direto, aberto e democrático com o governador Ricardo Coutinho e todo o governo.
 
Todas as regiões estão sendo preparadas pelas equipes de Gerentes Regionais de Acompanhamento e Formação e de articuladores do governo, com a realização de reuniões preparatórias que mobilizam e incentivam a participação no dia da audiência.

Cronograma inicial
 
De acordo com o cronograma, a primeira audiência irá acontecer na sexta-feira (7), na cidade de Cajazeiras (9ª Região); seguindo no sábado (8), em Pombal (13ª); na segunda (10), em Itaporanga (7ª); e na terça-feira (11), em Princesa Isabel (11ª Região).

Prêmio Ceci Melo de Participação Social
 
Na ocasião, também será feita a entrega do Prêmio Ceci Melo de Participação Social, que homenageará a ex-vereadora e ativista Paula Frassinete, além de conselheiras do ODE, mulheres lideranças de todas as regiões do Estado e uma gestora. As ações encerram a programação do Mês da Mulher, realizada pelo Governo do Estado, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
 
O prêmio é realizado anualmente pelo Orçamento Democrático Estadual e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O mesmo está na sua quinta versão e anualmente homenageia mulheres que se destacam nas atuações sociais em suas respectivas comunidades. É uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por essas lideranças e de visibilizar o papel social prestado por elas.
 
Paula Frassinete será a grande homenageada deste ano, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ex-vereadora nas causas sociais, lutas em prol dos direitos das mulheres e na defesa das causas ambientalistas ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário