Sexto ano de seca



Ontem, os colunistas Andreza Matais e Marcelo Moraes, do Estadão, publicaram declarações nada animadoras dadas pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em relação à seca. Segundo ele, o Nordeste caminha para o sexto ano consecutivo sem chuvas normais. A sociedade já enfrenta o período de estiagem mais longo em um século, com drásticas consequências para a cidade de Campina Grande e municípios que dependem do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que está praticamente seco.

O ministro fala em colapso total no abastecimento de Campina Grande em abril do próximo ano e problemas de falta de água em Fortaleza. Isso sem falar na maioria das pequenas, médias e grandes cidades do interior da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Atento à seca, o senador Cássio Cunha Lima tem tratado da questão diretamente com o presidente Michel Temer. Afinal de contas, Campina Grande é a cidade do senador e a mais prejudicada do Nordeste por causa da estiagem.

Segundo Cássio, só há três alternativas para evitar que Campina e outros 197 municípios enfrentem uma tragédia humanitária motivada pela falta de água: chover muito, o que é improvável, a transposição do rio São Francisco, que ainda vai demorar um pouco, e a construção de uma adutora de engate rápido a partir de João Pessoa, o que demoraria entre três e quatro meses.

No entanto, a população de Campina Grande precisa de água para ontem, já que a cidade enfrenta um severo racionamento. Segundo Cássio, o presidente Temer garantiu liberar R$ 50 milhões a mais por mês para acelerar o término das obras da transposição. Cássio lembra que a Paraíba viveu problema semelhante na década de 1980, no Governo de Tarcísio Burity. Mas, naquela época, o problema atingiu o Cariri e o Sertão. Não afetou Campina Grande porque o açude de Boqueirão estava cheio. Hoje, o cenário é outro.

Cássio afirma que, quando foi governador, o açude de Boqueirão transbordou três vezes. O mesmo ocorreu no Governo Maranhão. Portanto, não houve motivo para preocupação, porque outros grandes mananciais também sangraram na mesma época. Mas agora o caso é grave e precisa ser resolvido de qualquer maneira. (Adelson Barbosa dos Santos)

TORPEDO

Tivemos uma vitória esmagadora com Dr. Lúcio para prefeito e José Sinval na vice. Ao assumirem, eles terão muito trabalho porque tudo o que eu fiz como prefeita por Itabaiana, ele (o atual prefeito, Antônio Carlos) fez questão de acabar, de destruir.

Da ex-prefeita de Itabaiana e ex-deputada Dona Dida, sobre a vitória do seu grupo político nas eleições.

Aumento de 600%

O deputado Tovar Correia Lima disse que aumentou suas bases eleitorais em mais de 600% nas últimas eleições. Lembra que, ao ser eleito deputado pela primeira vez, teve apoio de apenas do prefeito de Boa Vista, Edvan Leite.

Apoio de sete

Tovar vai disputar a reeleição, em 2018, com o apoio dos dos prefeitos de Campina Grande (Romero), Ouro Velho (Natália), Boa Vista (André), Várzea (Toinho), Piancó (Daniel), Areia (Francisco) e Massaranduba (Paulinho).

Conquista perdida

Advogados trabalhistas perderam conquista histórica, ontem, com a alteração do regimento interno do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que proibiu sustentações orais em agravos de instrumento e embargos de declarações.

Golpe mortal

O advogado José Mário Porto está revoltado com a decisão e com a inércia da OAB, que, sequer, esteve representada na sessão. “Foi um golpe mortal contra a advocacia e um atentado às nossas prerrogativas”, disse Porto.

ZIGUE-ZAGUE

Daniel Galdino, prefeito eleito de Piancó, vai mandar fazer uma auditoria nas contas da Prefeitura. Suspeita que haja irregularidades.

Até porque, esta semana, o Tribunal de Contas do Estado reprovou as contas do prefeito Sales Lima referentes ao exercício financeiro de 2013.
Anterior Proxima Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momenton de Reflexão

Momenton de Reflexão

Charge do Dia

Charge do Dia

MUSEU VIRTUAL DA NAÇÃO

MUSEU VIRTUAL DA NAÇÃO
GOVERNO MUNICIPAL TOMAM POSSE 1973

MERCADINHO CÂNDIDO

MERCADINHO CÂNDIDO

SUPERMERCADO REAL

SUPERMERCADO REAL

NOSSO PARCEIRO

NOSSO PARCEIRO
http://www.nacaoruralistaradiojornal.com.br/

CURTA PELO SEU CELULAR OU PORTAIS NOSSAS RÁDIOS 24H TOCANDO O QUE VOCÊ GOSTA

CURTA PELO SEU CELULAR OU PORTAIS NOSSAS  RÁDIOS 24H TOCANDO O QUE VOCÊ GOSTA

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

OFICINA CARRO NOVO

OFICINA CARRO NOVO

MOMENTO DE REFLXÃO DE HOJE

MOMENTO DE REFLXÃO DE HOJE
VEJA MAIS REFLEXÕES NO PORTAL NAÇÃORURALISTA.COM.BR

BAR DO DUDA

BAR DO DUDA

MOVETRO NÓS RECOMENDAMOS

BIRINO NA CAMÂRA FAZENDO O TRABALHO QUE O POVO DETERMINOU

BIRINO NA CAMÂRA FAZENDO O TRABALHO QUE O POVO DETERMINOU
VEJA NA NAÇÃORURALISTA.COM.BR

QUENTINHA DO BAR DA SAUDADE

QUENTINHA DO BAR DA SAUDADE

PARCEIRIA COM A NAÇÃO

PARCEIRIA COM A NAÇÃO

SUPERMERCADO CÂNDIDO - 50 ANOS A SERVIÇO DO POVÃO

SUPERMERCADO CÂNDIDO - 50 ANOS A SERVIÇO DO POVÃO
O MELHOR PRÊÇO FAZ A DIFERENÇA

NOSSO PARCEIRO

NOSSO PARCEIRO
O PONTO CERTO DA QUALIDADE COM BOM ATENDIMENTO

BAR E RESTAURANTE TÔ NO TRABALHO EM GURJÃO

BAR E RESTAURANTE TÔ NO TRABALHO EM GURJÃO
A NAÇÃO RECOMENDA

SUPERMERCADO REAL GURJÃO E SANTO ANDRÉ

SUPERMERCADO REAL GURJÃO E SANTO ANDRÉ
A ONDE O PRÊÇO É LEGAL

FARMÁCIA CANTALICE

FARMÁCIA CANTALICE

NOSSOS PARCEIROS

NOSSOS  PARCEIROS

SÃO JOÃO DO CARIRI RÁDIO WEB .COM

SÃO JOÃO DO CARIRI RÁDIO WEB .COM