terça-feira, 2 de agosto de 2016

PB já tem os primeiros candidatos registrados

O primeiro pedido de registro de candidatura a prefeito, vice-prefeito e vereadores das Eleições Municipais deste ano na Paraíba ocorreu no município de Freio Martinho, pertencente a 25ª Eleitoral, com sede em Picui.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio e naçãoruralista.com.br

O requerimento foi apresentado à juíza Anyfrancis Araújo da Silva pela coligação formada pelo PMDB, PSDB, PSC, e PMN, denominada Verdade, Honestidade e Trabalho. E já recepcionado pelo Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016 da Justiça Eleitoral e consta com o status de aguardando julgamento. A chapa completa da coligação, além do candidto a prefeito e a vice, consta com 18 candidatos a vereador.

A chapa é encabeçada pelo advogado Romme Marques Moura, o Rommel (PMDB), tendo como candidato a vice, Maria de Fátima Dantas Araújo, a Maria de Galego (PSDB). Em todo País, até o final da tarde de ontem, o sistema de registro Divulgação de Candidaturas da Justiça Eleitoral já havia recebido 74 pedidos de registros de candidatos a prefeitos, 74 a vice-prefeito e 1.880 a vereador. 

Prazo para registro

Em razão da redução do tempo de campanha, a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165) modificou o período de registro de candidaturas para as eleições deste ano, ao alterar o artigo 93 do Código Eleitoral. A partir de sua escolha em convenção partidária, o requerimento de registro de candidatura a prefeito, vice-prefeito ou vereador pode ser apresentado ao juiz eleitoral da circunscrição onde o candidato pretende concorrer até às 19h do dia 15 de agosto. Na eleição municipal de 2012, o período para que as convenções partidárias ocorressem ia de 10 a 30 de junho. Os requerimentos de registro de candidatos deveriam ser apresentados ao juiz eleitoral até as 19h do dia 5 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário