quarta-feira, 13 de abril de 2016

Contribuintes devem atentar para novidades na declaração do IR; veja dicas

De acordo com a Receita Federal, 290 mil paraibanos devem entregar a declaração do Imposto de Renda até o dia 29 de abril, data limite para acertar as contas com o Leão. Porém, conforme a Receita, até agora pouco mais de 95,7 mil fizeram a declaração. Um especialista orienta que é necessário ter atenção às novidades na declaração deste ano. Recapitule abaixo as novidades.

Leia mais Notícias no Portal Correio e naçãoruralista.com.br

“Entre elas está a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes menores de idade acima de 14 anos (antes a idade era a partir dos 16 anos)”, alerta Celso Alves dos Santos, diretor da De Biasi Auditores Independentes.

Além disso, profissionais das áreas de saúde, odontologia e advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas terão de informar à Receita o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente. Antes, o valor era informado de forma global.

Segundo o diretor da De Biasi, com a nova regra, a Receita pretende evitar que contribuintes com altas despesas médicas, por exemplo, tenham sua declaração retida em malha.

"É preciso estar alerta para as demais condições de obrigatoriedade da apresentação da declaração do IR", disse.

Veja abaixo as condições de obrigatoriedade para declaração do IR:

- ter recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil;

- teve a posse ou propriedade de bens ou direitos, em 31/12/2015, inclusive terra nua, cujo valor total foi superior a R$ 300 mil;

- tenha realizado em qualquer mês do ano-calendário alienação de bens ou direitos e que foi apurado ganho de capital (diferença positiva entre o valor da venda e o de custo de aquisição), sujeito à incidência do imposto.

Receita orienta

A Receita Federal disponibiliza na internet um link de Perguntas e Respostas 2016, disponibilizado para esclarecer dúvidas dos contribuintes. Acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário