Relembre todos os fatos mais importantes da PB em 2015 na retrospectiva do Portal Correio

Vamos à nossa tradicional retrospectiva! O Portal Correio relaciona abaixo todas as matérias que tratam dos assuntos mais relevantes de 2015, que renderam mais acessos e relatam os fatos que se destacaram nesses 12 meses.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O ano foi marcado por casos chocantes de violência, manifestações, operações do Ministério Público, visita presidencial e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, retomada das discussões do caso Rebeca, ameaça de fim do Bolsa Família e até escândalo de Dr. Rey em Campina Grande.

Após a recapitulação de matérias, elencadas por mês, veja uma galeria com as fotos que representam os fatos mais importantes do ano.
Janeiro
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou duas mulheres espancando e cortando o cabelo de uma jovem com uma faca. Um capacete foi usado para agredir a vítima e as imagens da agressão foram gravadas no bairro Camboinha III, na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa. A ordem para o espancamento veio de um dos presídios da Capital. Doze dias depois, foi preso um jovem apontado como sendo um dos suspeitos de ordenar o espancamento da jovem.
Fevereiro

Um internauta flagrou o momento em que uma ambulância da Prefeitura Municipal de João Pessoa transportava uma torta e outros alimentos dentro da unidade, que seriam para uma festa de aniversário.

Ambulância da PMJP é flagrada transportando comida para festa de aniversário 
Dois pernambucanos e um paraense invadiram uma agência bancários do Santander no Centro da cidade de Campina Grande, no Agreste do estado. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 pessoas foram feitas de reféns, sendo que cinco delas ficaram como escudo humano. 

Imagens de dentro do banco mostram drama de clientes feitos reféns por assaltantes na PB
Em um vídeo compartilhado por milhares de pessoas, um sertanejo diz: “esse momento é incrível, maravilhoso”, referindo-se à chegada da água em um ambiente onde predominava uma seca intensa. O fato ocorreu após a cidade de Taperoá registrar o maior volume de chuvas dos últimos 21 anos.

“Esse é o momento incrível!”, diz sertanejo que viu chegar água em rio que estava seco
Cerca de 60 pessoas ficaram feridas após o motorista de um ônibus perder o controle do veículo e bater em uma árvore na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Segundo relatos de testemunhas ao Corpo de Bombeiros, o condutor foi atingido por uma pedrada. Fato foi registrado em vídeo.

Vídeo mostra ônibus batendo em árvore em acidente com cerca de 60 feridos, na Capital 
Uma batata-doce gigante pesando 15 quilos e 750 gramas foi encontrada no quintal de uma casa na cidade de Juazeirinho, a 212 km de João Pessoa. Devido ao tamanho e peso, o legume foi parar na Secretaria de Cultura do município, onde ficou exposto para visitação.

Batata-doce de 15 kg encontrada na Paraíba vira peça de exposição em Secretaria de Cultura 
O apresentador e cirurgião plástico Roberto Miguel Rey Júnior, conhecido como Dr. Rey ou Dr. Hollywood, de 53 anos, se envolveu em uma confusão em um bar de Campina Grande, a 125 km de João Pessoa. Vídeos mostram o tumulto, veja abaixo. O médico estava na cidade para participar de um simpósio de saúde e teria sido assediado por um rapaz, supostamente embriagado. Dr. Rey explicou ao Portal Correio que não guardava nenhum rancor, não ia processar nenhum envolvido no caso e cogitava se candidatar a uma vaga no Senado pela Paraíba. Em enquete, internautas paraibanos reprovaram a possível candidatura. O homem que apalpou as partes íntimas do médico pediu desculpas

Dr. Rey se diz vítima em tumulto na Paraíba e confessa ter dado o primeiro soco 
Março
Uma costureira de 80 anos foi flagrada em vídeo matando um cachorro a pauladas disse que matou o animal porque ele estava comendo as galinhas e mordendo as pessoas. A filha da mulher também foi detida.

“Comia as galinhas e atacava as pessoas”, diz mulher que matou cachorro a pauladas na PB
Uma estudante de Direito de 21 anos, natural de Campina Grande, morreu em um acidente em Natal (RN). Pouco antes da ocorrência, ela conversou com amigos e “previu” a própria morte no WhatsApp.

Estudante de Campina morre ao bater carro em poste em Natal; ela 'previu' caso no WhatsApp 
Uma organização criminosa acusada de tráfico de drogas, pistolagem, assaltos e homicídios em vários estados brasileiros foi desmanchada nas cidades paraibanas de Conceição, Patos e Campina Grande. O comando da quadrilha é atribuído a um detento que está preso no Sistema Penitenciário de Rondônia por tráfico de entorpecente.

Quadrilha que envolvia políticos e empresários da PB era comandada por preso de Rondônia 
Abril 
A audiência pública para discutir a reforma política no plenário da Assembleia Legislativa na Paraíba, em João Pessoa, com a presença do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acabou ocorrendo sem que o deputado federal pudesse discursar. Manifestantes ocuparam as galerias que ficam nas laterais e um nível acima do plenário. Eles fizeram barulho, ameaçaram quebrar os vidros e vaiaram os deputados.

Após protestos, Eduardo Cunha deixa ALPB pela garagem e critica 'insegurança'; governo reage
Uma empresa com sede em Conceição, no Sertão da Paraíba, que aplicou provas de concurso público nas cidades paraibanas de Santana de Mangueira, Tavares e Tenório, além dos estados de São Paulo e Pará, foi investigada pela Polícia Civil por ser suspeita de falsificar documentos de licitação em concursos. Quatro computadores, um notebook e documentos foram apreendidos na Operação Certame.

Operação policial apreende computadores de empresa suspeita de fraude em concursos na PB 
Ana Paula Teodósio de Carvalho, acusada de mandar matar o modelo Dalmi Barbosa Filho, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, falou pela primeira vez depois do crime, em entrevista à TV Correio HD. Confira os vídeos.

Acusada de matar modelo fala pela 1ª vez após o crime: "Sou humana; ele era meu irmão"
O bailarino campinense Iure de Castro comemora os resultados alcançados na carreira que começou quando ele ainda tinha 12 anos. Destacando-se atualmente no balé da Europa, o paraibano falou sobre a trajetória dele. 

Paraibano de Campina brilha no balé e é destaque com carreira na Europa
A enfermeira Aucilene de Almeida Lucena, de 33 anos, foi morta com dois tiros ao reagir a uma tentativa de assalto em Bodocongó, Zona Oeste de Campina Grande. Segundo a polícia, a vítima foi abordada por uma dupla que trafegava em uma moto.

Enfermeira reage a tentativa de assalto e é morta a tiros quando ia para o trabalho em CG; vídeo
O vigilante da Universidade Estadual da Paraíba José Itamar Sales da Silva (46) se tornou o primeiro vigilante com título de doutor na Paraíba, ao concluir o Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Servidor da UEPB se torna primeiro vigilante com título de doutor na Paraíba 
Uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (24) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Civil prendeu quatro suspeitos, entre eles um empresário, e apreendeu armas e documentos na casa deles.

Vídeo mostra moto a cerca de 300 km/h em rachas na PB; empresário e outros três são presos 
O padre paraibano Adriano José, suspeito de pedofilia, foi encontrado morto na cidade de Bezerros, a 102 km de Recife, no interior de Pernambuco. Ele era pároco da cidade de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, e era apontado como autor de orgias com menores, dentro de uma casa paroquial.

Padre da Paraíba suspeito de fazer orgias com menores é achado morto em Pernambuco
Maio 
Quatro amigos da cidade de Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba, a 60 km de João Pessoa, desmontaram um Ford F1000 XK Desert e conseguiram, com chapas de aço galvanizado, paciência e muita força de vontade, construir o XK Mirage, um carro feito dentro da garagem de uma casa, sem nenhum auxílio de ferramentas avançadas das fábricas modernas.

Sem engenharia automotiva, paraibanos constroem 'super carro' de R$ 350 mil na garagem
Alunas da Universidade Federal da Paraíba em Areia, a 130 km de João Pessoa, usaram as redes sociais para denunciar que um estudante da instituição estaria espionando as jovens enquanto elas trocavam de roupa ou tomavam banho. Ele foi detido. A UFPB prometeu "dar mais atenção à segurança" após o fato.
Um idoso de 61 anos morreu no Hospital Regional de Sousa (Sertão do estado, a 438 km de João Pessoa) com sintomas característicos da Influenza A, ou H1N1, doença popularmente conhecida como ‘gripe suína’. Dias depois, um laudo indicou que o homem não havia contraído a doença.

Turista morre em hospital da PB com suspeita de 'gripe suína'; laudo sai em 20 dias 
Pessoas que acompanhavam um velório em uma funerária no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, acionaram a polícia denunciando que um homem invadiu uma das salas do local e atirou duas vezes contra um jovem de 20 anos que estava sendo velado.

Homem invade velório e atira contra caixão em JP; morto seria integrante de facção criminosa
Foragido considerado o chefe do tráfico mais procurado da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e um dos comandantes da facção ‘Comando Vermelho’, foi preso em Campina Grande.

Traficante do RJ preso na PB ganhava mesada de R$ 140 mil por vender 20 kg de cocaína por semana
O estudante Wilson Leite Braga Neto, de 21 anos, que é neto do ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga, foi preso em bairro nobre da Capital com outras quatro pessoas dentro de um carro importado. O grupo preparava e pesava maconha.

Neto de ex-governador da PB e mais quatro são presos com drogas em carro de luxo 
Uma quadrilha especializada no contrabando de turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo, foi desarticulada na Operação Sete Chaves, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal em cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo. Entre as pessoas investigadas na operação estavam um deputado e empresários.
Junho 
Duas mulheres foram raptados no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Elas foram levadas até um canavial na zona rural de Goiana, em Pernambuco, onde foram estupradas. Após o abuso, os bandidos amarraram as vítimas e passaram com um carro por cima delas. Uma das mulheres morreu. Junto com as mulheres estava um bebê de apenas nove meses, filho da sobrevivente.
O Conselho Estadual de Direitos Humanos denunciou que menores infratores estariam sofrendo tortura no Centro Educacional de Jovens (CEJ) em João Pessoa. No local, foram encontrados porretes com as expressões ‘Direitos Humanos’ e ‘ECA’. Os objetos seriam usados para castigar os internos.
Uma transexual de 28 anos morreu após aplicar silicone industrial no bumbum, em João Pessoa. Ela teria comprado seis litros do produto na internet e passou mal depois da aplicação de 1,5 litro do silicone. A vítima morreu por causa de uma infecção generalizada.
Julho
Em julho, o Portal Correio contou o drama do jovem Carlos Antônio de Freitas. Aos 28 anos, ele pesava 400 quilos e vivia sentado. Para tratar a superobesidade, Carlinhos, como é chamado pelos amigos, foi levado para o Hospital das Clínicas, em Pernambuco. Cinco meses após o tratamento, ele perdeu 150 quilos e recebeu alta temporária para passar o fim de ano com a família em Patos, Sertão do estado.
No Brejo paraibano, a falta de comida na mesa levou crianças a caçarem ratos complementar a alimentação. O imóvel onde elas moram é feito de barro. A casa de poucos cômodos não possui rede de esgoto, a instalação elétrica é feita com gambiarras e não há higiene.
Uma mulher foi presa por matar o próprio pai a tiros e golpes de faca, no Agreste. Em depoimento à polícia, ela confessou o crime e disse que faria tudo de novo. A mulher também contou que bebeu o sangue do pai após matá-lo. A mulher falou ainda que já teria sido estuprada pelo pai e visto a mãe ser espancada várias vezes.
Uma funcionária de uma escola municipal de João Pessoa foi agredida por um grupo de estudantes. A agressão foi registrada em vídeo. Nas imagens é possível ver quando dois alunos imobilizam a mulher. Gritos são ouvidos. Ela consegue se livrar dos adolescentes cerca de 20 segundos depois. A cena foi tratada como ‘brincadeira de mau gosto’ pela Secretaria de Educação. 
Um corretor de imóveis de 39 anos foi assassinado dentro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A vítima estava em uma lanchonete almoçando quando foi surpreendida por um homem armado. O suspeito efetuou tiros contra cabeça e costas da vítima.
O Caso Rebeca ganhou novos desdobramentos em julho deste ano, quando a promotora Artemise Leal revelou que o principal suspeito do crime é o padrasto da adolescente, estuprada e morta a tiros em 2011. Ela também disse que o crime pode ter ligação com o tráfico de drogas.
Um músico de 28 anos foi raptado no bairro do Geisel, em João Pessoa. A vítima foi abandonada uma hora depois, no bairro Quadramares. Nenhum pertence foi roubado, mas o músico alegou ter sofrido agressões. O caso não foi registrado na delegacia.
O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, e o ex da Pasta, atual delegado da Seccional em Guarabira, Wallber Virgolino, trocaram acusações, insultos e ameaças ao vivo no programa Correio Debate, da Rede Correio Sat. Wagner Dorta disse que Virgolino era uma "fraude da Segurança Pública"; que "as penitenciárias ficaram em situação crítica na gestão dele" e que ele “não era homem”. O delegado, por sua vez, rebateu e disse que “era homem suficiente para entrar pela boca [de Dorta] e sair por onde ele estava pensando...”.
Agosto
Outro destaque foi a chegada da água da transposição do Rio São Francisco a Pernambuco. Os testes no eixo norte aconteceram no município de Cabrobó, no Sertão. Durante os testes, a água do rio percorreu nove quilômetros até chegar ao reservatório de Tucutú, que é o primeiro do eixo.
Este ano, o naufrágio que matou 35 pessoas na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, completou 40 anos. O Portal Correio ouviu testemunhas da tragédia e resgatou arquivos que documentaram o acidente na época.
Os bares do Jacaré, na Grande João Pessoa, foram removidos e, com isso, houve ameaça de prejuízos econômicos.

Bares da Praia do Jacaré são demolidos em Cabedelo; 'Bolero de Ravel' é mantido

Setembro
Em setembro, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, saiu do Partido dos Trabalhadores (PT) e anunciou filiação ao Partido Social Democrático (PSD). Ele considerou a mudança “acertada e madura” e necessária “para o bem de João Pessoa”. Alguns vereadores e secretários acompanharam Cartaxo e também mudaram de partido.
O dono de um posto de combustíveis morreu após ser baleado durante uma troca de tiros na tarde desta terça (22), no bairro da Torre, em João Pessoa. A vítima teria reagido a um suposto assalto e, durante um tiroteio, outro homem, que seria o suspeito, foi baleado, não resistiu e também morreu.
Um policial militar da Paraíba foi afastado do serviço e investigado pela corporação após confessar que tentou convencer a amante e mãe de duas meninas, de 6 e 14 anos, a dopar as garotas para que ele tivesse relação sexual com elas. Em mensagens que vazaram na internet, o PM diz que fazer sexo com as crianças era um “sonho e obscessão” que ele nutria há algum tempo.
Outubro
Uma mulher de 44 anos e uma adolescente de 15 foram assassinadas com golpes de faca de cozinha, no bairro do Grotão, em João Pessoa. O marido da mulher e padrasto da menina foi preso suspeito do crime. Segundo a polícia, com base no relato de familiares das vítimas, o homem teria uma obsessão sexual pela enteada.
Um menino de cinco anos foi assassinado na cidade de Sumé, no Cariri do estado. A criança teve o corpo aberto do pescoço até a virilha. Mãe e padrasto do menino estão entre os suspeitos do crime. A polícia concluiu que o menino foi vítima de um ritual de magia negra, que teria custado R$ 10 mil. Ainda conforme a polícia, mãe e padrasto beberam o sangue do garoto após o crime.
Um posto de atendimento do Bradesco foi explodido na cidade de Baia da Traição, Litoral Norte do estado, a 92 km de João pessoa. O carro usado pelos assaltantes foi abandonado dentro do mar.
Novembro
Um grupo de investidores norte-americanos anunciou que vai instalar um estaleiro de reparos no município de Lucena, na Grande João Pessoa, no valor de R$ 2 bilhões. Esse será um dos maiores investimentos privados feitos na Paraíba e vai gerar 1.500 empregos diretos e cerca de 4.500 indiretos.
Um homem de 31 anos foi preso, na Paraíba, suspeito de ser um dos principais falsificadores de cartões de crédito do país. Ele foi preso em Campina Grande e, segundo a polícia, vivia de luxo e ostentação.
Um jovem de 21 anos foi encontrado morto em um bambuzal na zona rural de Alhandra, na Grande João Pessoa. Ele estava desaparecido há cinco dias e o corpo foi encontrado em estado de putrefação. A polícia ainda não sabe as motivações do crime.
Uma operação desarticulou uma quadrilha suspeita de roubos e tráficos de drogas na cidade de Nova Floresta. Segundo a polícia, o bando comemorava as ações ostentando dinheiro, armas e bebidas em uma rede social. Cinco suspeitos foram detidos.
Uma jovem de 19 anos morreu horas depois de dar à luz o seu primeiro filho. O caso aconteceu na cidade de Ibititá, no Sertão da Bahia. A jovem era paraibana e o corpo foi sepultado na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano.
Uma chácara que fica na Zona Rural do município de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, a 411 km de João Pessoa, registrou o nascimento de um bezerro de duas cabeças em um só corpo. O animal também tinha quatro olhos, três orelhas e dois focinhos.
Dezembro
Um jovem de 22 anos foi baleado pelo pai de sua namorada no Agreste do estado. Segundo a polícia, o crime teria acontecido após o suspeito descobrir que a filha teve relações sexuais com a vítima. O suspeito teria exigido casamento, mas o jovem disse que não podia assumir o compromisso pois estava desempregado.
Uma enfermeira de 60 anos foi assassinada com 38 facadas, em João Pessoa. O alvo do crime seria o filho da mulher, que não estava em casa no momento da ação criminosa. Um homem suspeito do crime foi preso.
Um ex-jogador do Botafogo-PB foi preso em operação da Polícia Civil suspeito de integrar uma quadrilha de assaltantes. Genilton Marques, 24 anos, integrou o time do ‘Belo’ durante a Série D do Campeonato Brasileiro de 2013.
Quatro pessoas ficaram feridas em capotagem na PB-400, entre as cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas. O acidente teria acontecido após o sapato de salto alto da motorista enganchar no acelerador. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o uso de calçados que não se firmem nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.
O relator-geral do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), confirmou nesta sexta-feira (11) que está mantendo no parecer final um corte de R$ 10 bilhões no Programa Bolsa-Família, ou seja, corte de 35% no programa. Com a medida, mais de 170 mil famílias da Paraíba poderão ficar sem o auxílio. O Ministério do Desenvolvimento Social, no entanto, disse que é contra o corte.
Um juiz da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) determinou a suspensão do WhatsApp por 48 horas e o assunto ficou entre os mais comentados nas redes sociais. Vários memes foram criados. Perfis de humor, 'fakes' e até o padre Fábio de Melo entraram na brincadeira.
Greves e protestos

O ano de 2015 também foi marcado por greves dos bancos e de servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), além da possibilidade de paralisação dos motoristas do transporte público de João Pessoa, que deixaria mais de 280 mil usuários sem ônibus.

* Operadores de ônibus de JP aceitam proposta de 10% e cancelam indicativo de greve;

* Servidores suspendem greve e voltam ao trabalho nesta terça, no TJPB;

* Bancários encerram greve e agências reabrem nesta terça em toda a Paraíba.

As greves também dificultaram o ano letivo de 85 mil alunos paraibanos, com as greves que atingiram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

*Greve na UEPB é suspensa e professores voltam às atividades na segunda-feira;

*Professores votam pelo fim da greve da UFPB e aulas voltam a partir de terça-feira;

*UFCG e IFPB encerram greves e retomam atividades na próxima terça-feira.

No campo político, o país viveu um ano recheado de escândalos, que culminaram com a realização de diversos protestos contra e a favor do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). João Pessoa e Campina Grande também participaram desses protestos.

Protestos contra Dilma

A Paraíba aderiu às manifestações nacionais e foi às ruas para protestar contra a política da presidente Dilma Rousseff.

*Protestos pelo impeachment da presidente não empolgam e reúnem cerca de 300 pessoas na PB;

*Protesto contra Dilma tem boneco inflável, confusão e presos em JP; veja fotos e vídeo;
*Protestos pelo impeachment da presidente Dilma reúnem cerca de 500 pessoas em JP e CG;

*Protestos reúnem 1,2 mil contra Dilma em CG e na Capital; veja fotos e vídeos;
*Protestos contra Dilma mobilizam cerca de 7 mil pessoas em JP, CG e Patos; veja fotos;

Para rebater, os defensores da presidente também se organizaram para defender o mandato dela, apesar de contestarem a condução política do país.

*Protesto a favor de Dilma toma ruas do Centro de JP e reúne cerca de 5 mil, segundo organização;

*Protestos a favor de Dilma começam na Capital e seguem para Campina nesta quinta;
*PM estima que 3 mil pessoas tenham participado do protesto contra o impeachment na Capital;

Visita presidencial

Ainda no âmbito político, a presidente Dilma e alguns dos seus ministros visitaram João Pessoa e Campina Grande para entregar casas e ter encontros com empresários. Além disso, Dilma também lançou o programa ‘Dialoga’, mas evitou contato com a imprensa e não falou sobre greves ou manifestações.

*Dilma e ministros evitam imprensa e saem da PB sem comentar greves nas universidades

Combate a crimes e à corrupção

Neste ano, a Paraíba também foi palco de investigações de esquemas que desviaram recursos públicos de prefeituras, como foi o caso da ‘Operação Andaime’, que investigou e prendeu empresários e outras pessoas que faziam parte de um esquema de licitações.

* MPF denuncia empresário por coação a réus colaboradores da Operação Andaime, na PB;

* MPF recomenda que prefeituras parem obras relativas à Operação Andaime;

* Seis são denunciados pelo MPF na PB por fraudes de R$ 150 mil na Previdência;
* PF desmonta quadrilha suspeita de fraudes na Previdência; prejuízo poderia passar de R$ 100 mi;

* Polícia Federal desarticula quadrilha suspeita de fraudes na Previdência, na PB;
* MPF desarticula esquema de desvio de verba pública em prefeituras da PB.

Seca

Em 2015, o estado também sofreu com a seca e a estiagem, que castigaram e deixaram 88,3% da Paraíba em situação de emergência. Uma das localidades mais afetadas pela seca foi a região do Vale do Piancó, onde cerca de 150 mil pessoas vivem com pouca água e o Padre Djacy Brasileiro relatou um “clamor nunca visto antes”.

*Governo federal reconhece emergência em 27 cidades afetadas pela seca na PB;

*Chove no Sertão e Cariri da Paraíba e internautas comemoram nas redes sociais; vídeo;

*Internautas enviam fotos e vídeos de acidentes, alagamentos e desabamentos na PB;
*Forte ventania com chuva levanta poeira e assusta moradores na Paraíba; assista;

*Chuvas dificultam trânsito e inundam INSS na Capital; Boqueirão não recebe água;

Novas e perigosas doenças

A Paraíba também foi palco para casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, a chikungunya e a zika. O Portal Correio foi o primeiro no estado a relatar com precisão casos da síndrome de Guillain-Barré, que afeta o sistema imunológico e pode matar em poucos dias. Essa síndrome, assim como os casos de microcefalia, pode estar ligada ao zika vírus.

*Casos de microcefalia na PB continuam aumentando e já há cinco mortes suspeitas;

*Prefeito decreta estado de emergência pela proliferação do Aedes aegypti na Capital;
*Paraíba decreta estado de emergência por conta de casos de microcefalia;

João Pessoa, a 'capital do mundo'

Também em 2015, João Pessoa se tornou, por cinco dias, a ‘capital do mundo’, com a realização do Internet Governance Forum (IGF), ou Fórum Mundial da Internet, o maior evento internacional já realizado no Norte/Nordeste do Brasil, que reuniu mais de 2,5 mil pessoas no Centro Convenções da Capital.

*Conheça o evento internacional que começa nesta segunda e faz de JP a 'capital do mundo' 

Postar um comentário

0 Comentários