Nova empresa de cartões chega ao Brasil com crédito em 200 parcelas


Nova empresa de cartões de crédito entra em operação no Brasil este mês interessada em abocanhar fatia de um mercado que, em dez anos, quintuplicou o faturamento.
Para competir com as redes já presentes no País, a Shopcards oferecerá como diferencial o parcelamento em até 200 prestações, juros similares aos praticados no mercado e serviço personalizado.
Um deles é o envio de mensagem ao cliente informando do recebimento, pela loja, de uma coleção de roupas que combinam com o sapato adquirido na última compra. A maioria dos cartões de crédito em uso no País permite parcelamento em no máximo dez vezes.
A Shopcards, criada por investidores brasileiros, importou dos EUA programa de software usado pelas empresas locais que permite diversificação de formas de pagamento e o acompanhamento das compras do cliente. O contato só é feito se o consumidor preencher ficha autorizando receber e-mails, mensagem no celular ou telefonemas.

"Nossa meta é ter 600 mil clientes até o fim do semestre e 2 milhões no início do segundo ano de operação", diz Waldemar Petty, presidente da Shopcards.
No ramo financeiro há 40 anos, Petty e os parceiros investiram US$ 5,8 milhões nos últimos cinco anos na criação da administradora. Ele prevê que serão necessários mais US$ 1 milhão ao ano para manter a rede.

"Construiremos um banco de dados para oferecer aos compradores o que realmente possa interessá-los de maneira elegante e eficaz", afirma Petty. "Queremos ser a Apple desse mercado."

No ano passado, o setor de cartão de crédito faturou cerca de R$ 386 bilhões, ante R$ 68,5 bilhões em 2002, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O número de cartões em operação saltou de 41,5 milhões para 173,2 milhões. Ainda assim, os números estão muito abaixo dos registrados nos EUA, por exemplo, com cerca de 350 a 400 milhões de cartões em uso.

CLÍNICAS

Para Petty, "ainda é um mundo muito pequeno para o tamanho do Brasil". Segundo ele, a ampliação do uso do chamado dinheiro plástico virá da oferta de serviços diferenciados. O Shopcards vai atuar nas redes de varejo e deve ter parceria com até 12 bancos - oito já confirmaram.
O primeiro cartão a ser lançado em São Paulo nos próximos dias é em parceria com o Shopping D&D. Outra grande rede com 150 mil usuários vai transferir sua carteira nas próximas semanas.

A rede também vai entrar em segmentos pouco atendidos pelas administradoras atuais, como clínicas e consultórios médicos e dentários, estacionamentos e taxistas, informa Petty.

Segundo ele, o grupo vai fornecer gratuitamente as maquininhas de cobrança - em média, os lojistas pagam R$ 150 ao mês pelo "aluguel" - e isenção do porcentual pago pelo comerciante sobre o valor da compra cada vez que o cartão é usado.
Ações como essa, explica o executivo, permitem taxa de juros competitiva, o que vai atrair clientes e, consequentemente, diminuir os custos administrativos.


O crescente mercado brasileiro, que somado aos cartões de débito e de rede/lojas movimentou R$ 687 bilhões em 2011, está atraindo outros grupos internacionais. As bandeiras Cup (chinesa), Discovery (americana) e JWC (japonesa) já manifestaram intenção de atuar no País.
Folha Online

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