Cuca faz festa sábado em Parari para diplomar‏ alunos do curso de Produção de Vídeo e Fotojornalismo


Será neste sábado, 17/03, no Salão de Festas Júlio’s, no centro de Parari, a solenidade de formatura dos alunos do curso de extensão em Produção de Vídeo e Fotojornalismo, realizado pelo Centro Cultural do Cariri (CUCA) em parceria  com a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.
Os 19 jovens participantes da ação formativa, naturais de Parari, Taperoá e Serra Branca, receberão seus certificados de conclusão das mãos do presidente de honra do Cuca, Evaldo Costa, ex-professor da Unicap, e do presidente-executivo da instituição, Francisco de Assis da Silva.
Além do ato solene de formatura haverá uma grande festa, com banda contratada na região e coquetel de confraternização pra os estudantes, professores e famílias. “Uma iniciativa vitoriosa como esta tem que ser finalizada mesmo em grande estilo”, explicou Assis.
O CURSO
Com quarenta horas-aula, atividades práticas e teóricas, o curso foi realizado em três etapas, cada uma delas em local diferente. A primeira etapa foi à aula-inaugural realizada no campus da Universidade Leiga do Trabalho, em Taperoá, tendo sido ministrada pelo professor e escritor Pedro Nunes, que abordou os aspectos culturais, sociais e ambientais da região do cariri paraibano.
A segunda etapa foi desenvolvida na cidade de Parari, onde os alunos tiveram aula em dois expedientes durante duas semanas, ministradas por professores da Unicap vindos diretamente do Recife para atividade, tudo sob a supervisão direta da Pro-Reitora Aline Grego e do Coordenador do Departamento de Comunicação Social da instituição de ensino, Juliano Domingues.
Durante as aulas foram produzidos diversos vídeos documentários e batidas centenas de fotografias, que mostram não apenas a habilidade dos alunos, como também aspectos fundamentais da cultura e da geografia da região.
A terceira se deu no campus da Unicap, no Recife. Os alunos assistiram palestras sobre a produção de vídeo, ouviram observações sobre os trabalhos que realizaram e participaram de eventos culturais.
“Nós nos surpreendemos com o nível dos alunos, que se mostraram completamente apto a receber os conhecimentos que planejamos. sabíamos que encontraríamos um pessoal dedicado e aplicado, mas não imaginávamos que tivessem uma base tão consistente”, afirmou Juliano.
O CUCA
O Centro Cultural do Cariri – Cuca é uma entidade social sem fins lucrativos fundada em 2007 por um grupo de jovens da região com o objetivo de promover capacitações, ressaltar a cultura do Cariri e contribuir para o desenvolvimento da região.
Além dos cursos que realiza, mantém em Parari a Biblioteca Comunitária Ariano Suassuna, com cerca de 6 mil livros em seu acervo, disponibilizado para estudantes da rede pública e para todos os que desejam ter acesso a obras literárias e históricas, além de dicionários e enciclopédias.
Com Ascom

Postar um comentário

0 Comentários